Mario Celso Petraglia, presidente do Athletico, criticou o meia Kauan Pierry, promessa de 17 anos. O garoto foi dispensado pelo Furacão e publicou, nas redes sociais, o acerto com o Santos na semana passada. O vínculo vale por três temporadas e a multa rescisória é de R$ 600 milhões.

Na reunião que apontou a queda do superávit do clube, o dirigente foi questionado por um conselheiro se o Peixe roubou a joia e fez dura crítica ao jogador.

“Isso é mentira. Foi plantado pelo procurador do jogador. É um menino mau elemento, que não tinha a menor condição de aproveitamento. Duvido que vai virar. Aquela história não é verdadeira”, apontou Petraglia.

Presidente do Athletico duvidou da capacidade da joia se tornar profissional.

O jovem chegou ao Furacão em 2022 e tinha assinado o primeiro contrato profissional da carreira em junho de 2024. A multa rescisória com o Athletico era de R$ 300 milhões, metade do valor definido pelo Santos, que não gastou nada para obter os direitos do atleta.

Segundo apuração do UmDois Esportes, a dispensa aconteceu por problemas disciplinares, que incluiu faltas em aulas de inglês no CT do Caju.

De quebra, Petraglia ainda fez questão de apontar a imprensa como inimiga do Athletico.

“Infelizmente a imprensa trabalha contra nós porque não damos entrevistas e não deixamos entrar no CT. As informações são só nossas, através dos nossos meios de comunicação. Eles, não tendo notícias, ficam criando fake news”, completou.

Joia tem o empresário de Thiago Heleno, afastado no Athletico

Pierry ao lado do empresário Giba Brasil, o mesmo do zagueiro Thiago Heleno.

Kauan Pierry é agenciado por Giba Brasil, mesmo empresário que Thiago Heleno.

Apesar de ter construído o status de ídolo, o ‘General da Baixada’ ficou marcado como um dos vilões do rebaixamento em 2024. Considerado um dos ‘donos do grupo’, foi culpado por Petraglia e afastado do elenco principal desde a pré-temporada, iniciada em 26 de dezembro.

O clube renovou contrato com o defensor de 36 anos em julho de 2024.

Contudo, após a queda, o Athletico ofereceu um novo acordo, com salário menor a Thiago Heleno, que recusou.

Sem ter o que fazer, o Furacão manteve o acordo em vigor, mas colocou o jogador na geladeira para tentar forçar a saída.

Questionado sobre o tema, o técnico Maurício Barbieri rechaçou contar o zagueiro. “Desde o momento que eu cheguei, foi passado para mim que já estava decidido que eles não faziam parte do grupo. Nunca sentei para conversar nada que fosse o contrário”, disse ele, em janeiro.

O mesmo aconteceu com o atacante Pablo, que chegou a aceitar a proposta de renovação do Athletico. Contudo, o presidente Mario Celso Petraglia interveio no processo e retirou a oferta, segundo informação do colunista Augusto Mafuz.

Depois disso, o clube determinou que o atacante treinasse em separado do elenco, assim como o zagueiro Thiago Heleno. Sem ser aproveitado, Pablo aceitou uma oferta do Sport e se despediu do Athletico.

Com destaque, Kauan Pierry chegou a entrar na Copinha

Segundo fontes ouvidas pelo UmDois Esportes, Kauan Pierry é muito talentoso e ganhou espaço nas categorias de base do Athletico. Com a camisa 10 nas categorias de base, ele chegou a ser inscrito na Copinha 2025.

Ele só entrou para tentar evitar a eliminação polêmica do clube no torneio, já que a derrota por 1 a 0 para o Audax foi definida com um gol de mão validado pela arbitragem.

Como não tinha VAR na Copa São Paulo de Futebol Junior, o gol de Marcos foi validado aos 13 minutos do segundo tempo. Pierry entrou aos 33 minutos da etapa final, mas não conseguiu evitar o revés.

Números de Kauan Pierry pelo Athletico

  • 2023 (sub-17) – 25 jogos e quatro gols
  • 2024 (sub-17) – 34 jogos e dois gols
  • 2024 (sub-20) – 1 jogo e um gol
  • 2025 (sub-20 na Copinha) – 12 minutos em campo

Siga o UmDois Esportes